As mulheres estão cada vez mais empoderadas no mundo dos investimentos, principalmente na Libertas.
Em 2020, registramos 252 novas adesões do público feminino aos nossos planos previdenciários, um aumento de 5,41% em comparação ao ano anterior. Especificamente no plano VocêPrev, esses números são muito mais expressivos, já que 44,57% das adesões foram feitas por elas.
Em outras palavras, temos observado o crescimento da presença das mulheres nos planos administrados pela Libertas. Aliás, temos o compromisso de ajudá-las a conquistar sua liberdade financeira, como é o caso da Consultora Flávia Nascimento, que enviou um depoimento sobre a experiência dela com a nossa fundação:
– A Libertas contribui bastante para o meu futuro e da minha família. Tenho o meu plano VocêPrev, além dos planos dos meus dois filhos, Miguel e Beatriz. Meu esposo e eu queremos ter uma renda extra na aposentadoria, mas no caso das crianças, é possível usar o dinheiro para a faculdade, por exemplo.
Além disso, é uma maneira de conversar sobre educação financeira desde cedo. Para o Miguel, que tem 7 anos, nós já explicamos sobre o dinheiro no dia a dia, inclusive a importância de poupar.
– Estou satisfeita com a administração da Libertas, principalmente porque não é toda empresa que abre espaço para colocar a família no plano de previdência. É uma instituição confiável, que nos traz mais segurança para o futuro. Afinal, não sabemos o dia de amanhã, devido à situação do INSS, relata Flávia Nascimento, participante do Plano VocêPrev.
Equidade de gênero na equipe da Libertas
Na Libertas, 53% do quadro funcional é formado por mulheres. Em paralelo, 50% dos cargos de liderança são ocupados por elas, assim como 75% das posições de média liderança. Aqui, trabalhamos em prol de um ambiente equânime e respeitoso, para todas as pessoas, bem como estimulamos o investimento na realização dos projetos pessoais e profissionais.
Por sinal, uma dessas mulheres é a analista de comunicação Bruna Medeiros, que é participante do Plano CDPrev.
– Eu já tinha o costume de poupar desde meu primeiro estágio, aos 18 anos, pois queria comprar um carro. Depois, aos 22 anos, comecei a investir em previdência privada, para ter um pós-carreira mais confortável. Além disso, planejo e acompanho os meus gastos, desde o menorzinho até o mais alto, via uma planilha simples de Excel, mas que já me ajuda a ter consciência real do meu dinheiro e fazer melhor uso dele. Às vezes, a gente acaba adiando muito as coisas. Por isso, eu recomendo que as pessoas façam seus planos de previdência o quanto antes, afinal, vale a pena.
Na Libertas, gosto de ter a liberdade de escolher o percentual de contribuição, o que facilita meu planejamento mensal, que é cuidadosamente pensado em todos os aspectos. Além do aporte da empresa para duplicar o capital acumulado, eu tenho a tranquilidade de acompanhar uma gestão séria e confiável, nessa entidade que tem 43 anos de história, relata Bruna Medeiros, participante do Plano CDPrev.
Enfim, a Libertas quer ajudar a empoderar as mulheres, em todos os aspectos. Nesse sentido, estamos promovendo rodas de conversas entre as nossas colaboradoras, sobre os temas: finanças para mulheres, como diferenciar a fome física da fome emocional e, por fim, os desafios da conciliação entre carreira e família.
E mais: esses encontros virtuais também estarão disponíveis para outras mulheres que são importantes na vida das nossas colaboradoras, assim como dos nossos colaboradores.