Resultados dos investimentos: janeiro de 2023

Criado em em: 24 de fevereiro de 2023 / Atualizado em: 24 de fevereiro de 2023

Conheça os fatores que influenciaram os mercados financeiros e as rentabilidades da Libertas.  

O primeiro mês de 2023, no contexto local, foi marcado por incertezas quanto às discussões do novo arcabouço fiscal e pelo embate entre o governo atual e o Banco Central (quanto à sua independência e quanto à revisão da meta de inflação e do patamar da Selic), o que trouxe estresse ao mercado e, consequentemente, um deslocamento para cima da curva de juros.  

Nesse contexto, os títulos públicos atrelados à inflação marcados à mercado, principalmente os de vencimentos mais longos (IMA B 5+), apresentaram desempenho negativo de -1,26%. Já a bolsa, em que pese o cenário incerto, apresentou performance positiva de 3,37%, impactada pelo fluxo de entrada de capital estrangeiro.  

Sob a ótica dos mercados globais, foi observado um ambiente mais otimista que favoreceu a performance dos ativos, impulsionados por indicativos de um menor risco de recessão. Ainda assim, os Bancos Centrais seguem firmes nos seus discursos de combate a onda inflacionária e não descartam mais apertos monetários.  

Neste cenário, o resultado consolidado dos planos da Libertas foi de 0,87% no mês de janeiro. Já os planos da modalidade Benefício Definido (BD) trouxeram retornos de 1,05%, enquanto os planos da modalidade Contribuição Definida (CD) tiveram ganhos de 0,76%.  

Caso Lojas Americanas 

Adicionalmente, o mês foi marcado por notícias que surpreenderam o mercado, relativas ao caso das Lojas Americanas. A empresa, no dia 11 de janeiro de 2023, anunciou inconsistências em lançamentos contábeis da dimensão de R$ 20 bilhões. Já no dia 19 de janeiro, entrou com pedido de recuperação judicial.   

Diante de tais acontecimentos, as ações da companhia (AMER3) e os títulos de crédito emitidos por ela sofreram forte desvalorização. O valor de mercado da empresa chegou a cair mais de 80%. Tais eventos trouxeram preocupações tanto para o mercado de crédito privado quanto para o mercado de ações, e os investidores seguem avaliando possíveis desdobramentos e reflexos nessas classes de ativos.   

Confira anota emitida pela Libertas sobre o caso: