Resultados dos investimentos: conheça os fatores que influenciaram os mercados financeiros e as rentabilidades da Libertas em novembro de 2022

Criado em em: 3 de janeiro de 2023 / Atualizado em: 3 de janeiro de 2023

O mês de novembro foi de alívio nos mercados internacionais, em meio à uma inflação mais benigna nos Estados Unidos e às expectativas de uma eventual flexibilização da política de Covid Zero na China. 

Nesse contexto, em que pese não afastado o receio de recessão em 2023, os títulos de renda fixa americanos apresentaram ganhos com o fechamento das taxas de juros das Treasuries. Da mesma forma, o S&P 500, índice das principais empresas dos EUA, e o MSCI World, índice global de ações, obtiveram ganhos de 5,38% e 6,80% respectivamente. 

Por outro lado, no Brasil, incertezas fiscais, indefinição em relação à nova equipe econômica e a PEC da Transição (que excepciona o Auxílio Brasil do teto de gastos) levaram a um aumento da percepção de risco dos ativos locais. 

Todo esse cenário de incerteza local gerou turbulências nos papéis IPCA, especialmente os títulos públicos de vencimento longo que apresentaram desvalorização com a abertura das taxas de juros. Também na contramão dos mercados globais, a bolsa brasileira amargou prejuízos. 

Assim, no âmbito doméstico, o mês de novembro trouxe números ruins. A inflação (IPCA) foi de 0,41%; o Ibovespa caiu 3,06%; o IMA-B, índice que reflete títulos públicos atrelados à inflação teve queda de 0,79%; e o IHFA, índice de fundos multimercados, apresentou desvalorização de 1,70%. 

Neste contexto, os planos CD da Libertas no período apresentaram queda de 0,76%, com a rentabilidade impactada principalmente pelo mal desempenho dos ativos locais. Além disso, conforme determina a legislação, esse tipo de plano tem seus ativos de renda fixa marcados à mercado e, por isso, sofre com as oscilações de curto prazo dos títulos públicos. Já os planos BD, que possuem papéis marcados na curva e menor exposição a ativos de risco, sofrem menos com a volatilidade de curto prazo e apresentaram retorno de 0,59%.