Defendemos sempre o uso consciente do plano de saúde, entretanto, reconhecemos também que existem situações em que o beneficiário pode preferir um atendimento específico por um especialista, clínica, laboratório ou hospital que não esteja credenciado. Para esses casos, o beneficiário tem direito ao ressarcimento das despesas médico-hospitalares realizadas.
Quais as principais regras do reembolso?
O reembolso é limitado aos procedimentos previstos no Rol de procedimentos e eventos em saúde, editado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e no Regulamento dos Planos de Saúde. Além disso, o local de realização deve estar compreendido na área geográfica de cobertura do plano e seu valor será conforme as tabelas de valores de serviços adotadas pela Fundação, descontado os valores de coparticipação previstos nos regulamentos.
Como solicitar o reembolso?
A solicitação poderá ser feita pelo beneficiário titular ou dependente do plano, e o ressarcimento somente será realizado em contas que estejam em nome do titular ou responsável do grupo familiar. Para solicitar, é necessário seguir alguns passos simples:
1) Preenchimento do formulário: primeiro, é necessário imprimir o formulário de Requerimento para Ressarcimento de Despesas Médico-Hospitalares. (Você pode acessar o formulário clicando aqui).
2) Leitura atenta das instruções: certifique-se de ler todas as instruções descritas no formulário. Essas instruções fornecem informações essenciais sobre como preencher corretamente o formulário e quais documentos precisam ser anexados para a análise do pedido.
3) Envio da documentação: após preencher o formulário e anexar os documentos necessários, o próximo passo é enviá-los à Fundação Libertas. Você pode fazer isso de duas formas:
Importante: o termo físico assinado e escaneado não tem validade legal e não será aceito.
Você pode acompanhar o extrato de utilização do seu plano de saúde no autoatendimento do site ou no aplicativo Libertas Saúde. Clique aqui para saber mais.
Compromisso com você
A Fundação Libertas mantém contratos de credenciamento com diversos profissionais e estabelecimentos médico-hospitalares em seus planos de saúde. Esse processo de credenciamento é rigoroso e inclui uma seleção criteriosa de cada candidato – seja pessoa física ou jurídica. Os candidatos são avaliados com base em aspectos técnicos e éticos, garantindo que a assistência oferecida aos beneficiários seja de alta qualidade.
Além disso, são negociadas entre os prestadores de serviços e a Libertas as condições de atendimento e as tabelas de remuneração dos honorários médico-hospitalares, que são formalizadas nos contratos de credenciamento, o que auxilia na manutenção do equilíbrio financeiro dos planos.