Planos de saúde recebem 90,1% de avaliações positivas

Criado em em: 21 de maio de 2020 / Atualizado em: 21 de maio de 2020

Os beneficiários dos planos de saúde da Fundação Libertas, Ex-MinasCaixa e Prodemge, administrados pela Fundação, avaliaram em 90,1% o nível de satisfação dos planos em 2019. O resultado foi ligeiramente maior que o apresentado em 2018 (89,40%). Confira a pesquisa completa no link ao final da matéria.

A avaliação da Fundação Libertas foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente (IBRC), responsável pela aplicação do questionário feito por telefone, nos meses de março e abril, com quase 400 beneficiários, definidos aleatoriamente por amostragem.

Foram utilizados critérios por região demográfica, faixa etária e sexo. A maioria dos entrevistados foram mulheres (56,2%), pessoas acima de 60 anos (47,2%) e moradores de Belo Horizonte (82%).

O questionário abordou informações relacionadas à atenção à saúde, canais de atendimento e avaliação geral dos planos. As perguntas incluem, por exemplo, se o beneficiário foi atendido quando fez alguma reclamação, se recebeu algum tipo de comunicado esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas e exames preventivos, a frequência com que utilizou o plano, entre outras.

A pesquisa de satisfação com os beneficiários dos planos de saúde é realizada de acordo com o padrão recomendado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador e fiscalizador das operadoras.
Também por recomendação da ANS, a pesquisa contou com a validação de auditores independentes, cujo parecer também está disponibilizado ao final da matéria.

A partir do resultado da pesquisa, a Libertas empreenderá ações para aperfeiçoar serviços, a fim de dar subsídios para novos avanços na gestão assistencial da Fundação.

Principais resultados da pesquisa:

Atenção à saúde

Cuidados com a saúde –    87,7% dos entrevistados mencionam conseguir

atendimento via consultas, exames ou tratamentos, na maioria das vezes ou sempre.

Atenção imediata – 95% avaliaram positivamente (na maioria das vezes ou sempre) a frequência com que foram atendidos em caso de urgência ou emergência.

Comunicação (carta, e-mail, telefone) –  57,7% relata não ter recebido nenhum tipo de comunicado do plano, quanto à saúde preventiva, nos últimos 12 meses. Ponto sensível de melhoria para mudança de percepção do beneficiário.

Atenção em saúde – 93,9% dos entrevistados avaliaram positivamente (bom e muito bom) o atendimento em hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, fisioterapeutas, entre outros.

Rede credenciada – 75,1% avaliaram positivamente (bom e muito bom) a facilidade de acesso a lista de prestadores. O quesito é considerado como ponto focal de melhoria.

Canais de Atendimento

Acesso às informações – 89,7% dos entrevistados avaliaram positivamente, (bom e muito bom) o atendimento via presencial, teleatendimento ou por meio eletrônico.

Resolução das reclamações – 69% dos entrevistados responderam que não houve a necessidade de abrir uma reclamação e 31% abriram ao menos uma. Desses que abriram, 80% informaram ter sua demanda resolvida.

Preenchimento de formulários e facilidade no envio – 85,9% dos entrevistados avaliaram o item positivamente (bom e muito bom).

Avaliação Geral

Avaliação dos planos – 90,1% dos entrevistados avaliaram positivamente (soma de bom e muito bom).

Recomendação do plano – 75,1% dos entrevistados recomendariam o plano para amigos e familiares (soma das notas recomendaria e definitivamente recomendaria.)