Plano de Saúde ex-MinasCaixa: confira o reajuste anual

Criado em em: 13 de setembro de 2023 / Atualizado em: 13 de setembro de 2023

Novo percentual de reajuste foi de 10,20%, com data de vigência dos novos valores a partir de 1º de agosto de 2023.

Agosto é o mês de reajuste da tabela de contribuição e do limite de coparticipação do plano de saúde da ex-MinasCaixa, conforme previsto em regulamento (disponível em nosso site). Ainda de acordo com o regulamento, tanto as contribuições quanto o limite de coparticipação devem ser ajustados pela variação do INPC observada no período, entre os meses de agosto/22 e julho/23.

O percentual de reajuste das contribuições foi de 10,20%, somando 3,99% de reajuste financeiro e 5,97% de reajuste técnico, devido a necessidade financeira apurada na avaliação do plano para os próximos 12 meses.

Vale ressaltar que o novo limite de coparticipação em exames foi igualmente reajustado para 10,20%, passando para R$ 207,77. O piso e teto salarial de contribuições dos beneficiários em liminares, foram corrigidos pelo INPC, passando para R$ 5.040,45 e R$ 42.003,71, respectivamente.

A data de vigência dos novos valores é 1º de agosto de 2023, e a primeira cobrança ocorrerá no final de setembro, por se tratar de plano da modalidade pós pagamento.

Como funciona o plano – Desde a liquidação da MinasCaixa, em 1991, o plano é custeado exclusivamente pelos beneficiários e, por esse motivo, a Libertas acompanha com rigor a utilização da assistência e os resultados. A gestão assistencial é supervisionada pelo respectivo Conselho de Curadores, formado por representantes dos beneficiários e da Libertas.

O reajuste foi aprovado pelo Conselho de Curadores, Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da Libertas, de acordo com o disposto no seu regulamento, e comunicado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme estabelecido na legislação. Confira os novos valores de contribuição (em reais):