Pagamentos por boletos: confira as dicas e evite fraudes

Criado em em: 20 de outubro de 2020 / Atualizado em: 20 de outubro de 2020

O boleto é uma das formas de pagamentos mais utilizadas pelos consumidores. Aproximadamente 3,6 bilhões são emitidos por ano, só no Brasil. Nos últimos anos, eles começaram a ser compartilhados por celulares e e-mails para facilitar o dia a dia das cobranças, mas facilitaram também fraudes e golpes que trazem prejuízos para os clientes e para as empresas.

Por isso, é importante ficar atento às dicas que listamos abaixo para identificar um boleto falso. Vale lembrar que a Libertas possui a opção de débito automático para diversos casos. Saiba mais clicando aqui.

Como realizar pagamentos por boleto com maior segurança:

• Dados do beneficiário: antes de pagar, verifique sempre se os dados do “beneficiário” são da Fundação Libertas.

• Logotipo: verifique se o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao código do banco que consta no início da linha ditável. No caso da Libertas, emitimos boletos do Banco Itaú (cód. 341).

• Código de barras: desconfie se o código de barras estiver com falhas que apresentem espaços excessivos entre as barras ou qualquer outra alteração que impossibilite o reconhecimento pela leitora.

• Veracidade do boleto: em caso de dúvidas sobre a veracidade de um boleto de cobrança, consulte diretamente nossos canais de atendimento. Outra dica é imprimir a segunda via do boleto somente em nosso site: www.fundacaolibertas.com.br.

• Ao realizar pagamentos, evite solicitar ajuda ou suporte a pessoas estranhas.

Não deixe se enganar! Conheça a estrutura de um boleto:

A estrutura pode variar de acordo com o banco ou instituição emissora. No entanto, alguns campos no boleto se repetem de forma geral, enquanto outros são dispensáveis.

Confira, abaixo, o que cada um significa:

• Logotipo ou nome do banco emissor: é a instituição bancária responsável pela emissão do boleto;

• Código do banco: está descrito nas três primeiras posições do código da linha ditável. O banco correspondente a este código pode ser obtido no site da Febraban.

• Nome do cedente: nome da empresa ou pessoa responsável pela emissão do boleto junto ao banco.

• Data do boleto: data em que o documento foi gerado.

• Data de vencimento: data final em que o boleto pode ser pago sem a cobrança de juros e multas.

• Agência/Código Cedente: número da agência bancária a que pertence a conta beneficiária.

• Valor do título: valor do título, sem consideração de descontos, juros e multas.

• Outros valores: campo para a informação de valores de dedução, descontos, juros e multas.

• Valor cobrado: valor final a ser cobrado após todas as contas.

• Dados do sacado: nome e CPF ou CNPJ da pessoa que irá pagar o boleto.

• Sacador/avalista: nome e CPF ou CNPJ da pessoa que irá receber o pagamento.

• Número do documento: código de identificação da cobrança.

• Código de barras: código fundamental para a leitura do boleto.

Sobre a linha editável no boleto:

Formada por 47 ou 48 dígitos que podem ser analisados para verificar a integridade do documento, são eles:

• Os três números iniciais indicam o código do banco emissor, de acordo com tabela da Febraban.

• O quarto número representa o tipo da moeda: 9 para o Real e 0 para outras moedas.

• Os próximos 25 números são definidos pelo banco emissor. Conforme imagem acima, é possível identificar a Conta utilizada pela fundação Libertas, ‘Campo em Laranja’.

• Os quatro números que aparecem depois do dígito verificador representam a data de vencimento. Este número é referente a quantidade de dias passados desde a data-base estipulada pelo Banco Central: 7 de outubro de 1997. Ou seja, o número de dias entre a data-base e a data de vencimento.

• Os dez últimos algarismos indicam o valor do documento sem desconto. Ex.: se o boleto tem o valor de R$ 425,14, o final será: 000042514.

• Com essas informações, você consegue até mesmo verificar se o boleto é legítimo ou não. O conhecimento desses dados é fundamental para evitar cair em possíveis fraudes. Então, fique atento!

Última dica: Em todos os meios de pagamentos, após digitar o código para pagamento, os sistemas apresentam a tela de validação de dados, onde será possível verificar todos os dados antes de efetivar o pagamento.