Órgãos Estatutários e Governança

Criado em em: 2 de julho de 2018 / Atualizado em: 2 de julho de 2018

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é órgão máximo da estrutura organizacional da Fundação Libertas, responsável pela definição da política geral de sua administração e dos planos de benefícios de natureza previdenciária, administrados pela Fundação Libertas

JOSÉ GERALDO SANT'ANA

Presidente

Formado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Controle Interno e Externo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É gerente da Divisão de Auditoria de Procedimentos da COPASA desde 11/2015. Na empresa, também exerceu os cargos de auditor interno no período de 2004 a 2009, gerente da Divisão de Auditoria de Procedimentos entre 4/2009 a 10/2014 e gerente da Divisão de Gestão de Riscos Corporativos no período de 11/2014 a 10/2015. Foi conselheiro fiscal titular da Fundação Libertas entre 5/2015 e 11/2016. É conselheiro fiscal titular do Plano de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa-MG (Copass Saúde) desde 2011.

Indicado pela patrocinadora COPASA, o conselheiro é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

UBIRATAN JARDIM ORNELAS

Membro suplente

Formado em Administração, com habilitação em Administração Ambiental, pela Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen. Pós-Graduado em Liderança e Gestão de Equipes pelo Instituto Prominas. Trabalha na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA-MG) desde setembro de 1997, tendo exercido cargos de supervisão e coordenação administrativa no período de jan/2003 a abr/2016. Na empresa, foi assessor da Diretoria de Gestão Corporativa no período de mai/2016 a fev/2018 e, desde mar/2018, exerce o cargo de gerente da Divisão de Apoio Administrativo e Vigilância.

JUANA CLARA RIBEIRO DINIZ AZEVEDO

Membro titular

Formada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas e Centro Universitário UNA. Exerce a função de coordenadora Fiscal e de Contabilidade na MGS – Minas Gerais Administração e Serviços, onde também ocupou os cargos de superintendente de Controladoria e auditora interna. Atuou como auditora independente na Deloitte Touche Tohmatsu e foi analista de custos da empresa multinacional de engenharia consultiva do setor mineral SNC-Lavalin Minerconsult.

Indicada pela patrocinadora MGS, a conselheira é certificada pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

ALINE GONZAGA ARAÚJO

Membro suplente

Formada em Direito pela Faculdade FUMEC, com especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, pela mesma instituição. É assessora jurídica no Departamento Jurídico da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços. Ministrou aulas como professora no curso Técnico de Segurança do Trabalho na Universidade UNI-BH e teve atuação como professora convidada para avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) pela Faculdade UMA. É também membro do Grupo Interempresarial de Discussão Jurídico Trabalhista.

Indicada pela patrocinadora MGS, a conselheira é certificada pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

RODRIGO ANTÔNIO DE FARIA

Membro titular

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Advogado, foi gerente de Assuntos Previdenciários da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/Seplag/MG, e atuou como assessor da Diretoria de Recursos Humanos da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços, onde também exerceu o cargo de superintendente de Movimentação de Pessoal. Foi presidente da Associação de Funcionários da MGS.

Eleito pelos participantes e assistidos, o conselheiro é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

MILENE DE CARVALHO

Membro suplente

Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Sociais aplicadas de Belo Horizonte (Facisa). Administradora. Na MGS – Minas Gerais Administração e Serviços, atuou na área de Recursos Humanos e foi assistente comercial, onde atendia principalmente o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Exerceu também o cargo de Coordenadora de Medicina do Trabalho e assessorou a Superintendência de Movimentação de Pessoal. Atualmente, é assessora da Superintendência de Gestão Logística e Patrimônio e da Diretoria da Central de Compras da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/Seplag/MG.

Eleita pelos participantes e assistidos, a conselheira é certificada pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

GUSTAVO GUIMARÃES GARRETO

Membro titular

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, cursou pós-graduação em Análise de Sistemas de Informação pela União de Negócios e Administração (UMA) e Comunicação de Dados pelo Instituto de Educação Tecnológica (IETEC). Possui MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC Minas. Na PRODEMGE, onde trabalha desde 1989, foi programador, analista de sistemas, executivo de negócios, gerente de marketing e atualmente ocupa o cargo de diretor da Diretoria de Sistemas.

Eleito pelos participantes e assistidos, o conselheiro é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

ANTÔNIO JOSÉ SOARES

Membro suplente

Formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da UFMG, com especialização em Análise de Sistemas de Informação pela IBM e Unisys. Atuou nas empresas Unisys, IBM, Açominas e Prodemge como analista de sistemas e gerente de Equipes de Sistemas de Informação nas áreas de Tecnologia, Projetos, Marketing e Planejamento. Certificado como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI), atuando como fundador da sua regional mineira e como professor de Gerenciamento de Projetos em cursos de Pós-Graduação e MBA em instituições como Fundação Dom Cabral, FGV, IETEC, PUC-IEC. Foi diretor da Sucesu-MG e presidente do PMI Capítulo MG, onde atua como membro do seu Conselho Consultivo.

Eleito pelos participantes e assistidos, o conselheiro é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

MILTON LUIZ COSTA

Membro titular

Formado em Administração de Empresas e Técnico em Contabilidade, ocupa o cargo de Supervisor Administrativo na COPASA, no Distrito Regional de Santa Luzia (DTSZ). É Diretor Executivo do Sindágua-MG – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais.

Eleito pelos participantes e assistidos, o conselheiro é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

WELITON RAIS

Membro suplente

Formado em Direito pela Faculdade Unileste (Coronel Fabriciano, Ubec-MG), pós-graduado em Direito Material e Processual do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (Ipatinga/MG), pós-graduado em Especialização em Gestão de Saúde Hospitalar, Clínica e de Postos de Saúde (Coronel Fabriciano, Facuminas-MG), pós-graduado em Controladoria e Finanças Empresariais (Coronel Fabriciano, Facuminas-MG) e pós-graduado em Gestão Ambiental pela Unileste (Coronel Fabriciano/MG). Trabalha na manutenção operacional da COPASA há 21 anos.

Eleito pelos participantes e assistidos, o conselheiro é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

PEDRO ERNESTO DINIZ

Membro titular

Graduado nos cursos de Administração de Empresas e Tecnologia de Sistemas de Informação. Possui 44 anos de experiência e extensa atuação em cargos de gestão. Fez carreira na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Administração de Banco de Dados e Gestão de Empresas. Atuou em diversos segmentos da área, com vasta habilidade gerencial, capacidade de liderança e motivação de equipes, tendo exercido os cargos de Diretor Técnico, Diretor de Produção e Presidente de Empresa Pública de TI. Atualmente, é Diretor de Infraestrutura e Produção da Prodemge.

Indicado pela patrocinadora PRODEMGE, o conselheiro é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o órgão da administração geral da Fundação Libertas, cabendo-lhe precipuamente fazer executar as diretrizes fundamentais e cumprir as normas gerais baixadas pelo Conselho Deliberativo, dentro dos objetivos por ele estabelecidos.

Edevaldo Fernandes da Silva

Diretor-Presidente

Economista, com Mestrado em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão pela Universidade de Alcalá, especialização em Banking pela Universidade Mackenzie e Mercados de Capitais pela BMF&Bovespa Educacional. Professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade de São Francisco e Novos Horizontes/MG. Ocupou o cargo de Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); foi Diretor-Presidente dos Institutos de Previdência do Distrito Federal – Iprev/DF e do Município de São Paulo – Iprem/SP. Possui registro na CVM como Consultor de Valores Mobiliários e está certificado pela Anbima como CPA-20 e pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), com ênfase em Administração.

Cláudia Ferreira V. M. da Cunha Balula

Diretora de Seguridade Social

Atuária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em Previdência Complementar pelo Ideas/COPPE-UFRJ. Especialista em Previdência Complementar com certificação, ênfase em Administração, pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Foi consultora atuarial independente, tendo ocupado os cargos de assessora de Estudos Atuariais do Instituto Infraero de Seguridade Social e gerente de Estatística e Atuária da Fundação de Seguridade Social Braslight. Membro da Comissão Nacional de Atuária da Abrapp. Ministrou aulas no curso do Ideas/COPPE-UFRJ e Ideas/UFF. Foi diretora e membro da Comissão de Entidades Fechadas do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).

Eugenia Bossi Fraga

Diretora Administrativa e Financeira

Graduada em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Estratégica de Finanças pela PUC Minas, e especialista em Contabilidade e Estatística pela UFMG. Foi diretora de Administração da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp-Exe). Certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), em Administração e Finanças, e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), CPA-20. Possui mestrado em Gestão de Políticas Sociais, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG). Foi secretária municipal de Planejamento e Coordenação Geral da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, atuou como Secretária Adjunta da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, onde foi também Diretora do Departamento de Formação de Agentes Públicos e Sociais.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da Fundação Libertas, responsável pela fiscalização, cabendo-lhe acompanhar sua gestão econômico-financeira, alertando por escrito a Diretoria Executiva das irregularidades porventura verificadas, sugerindo medidas saneadoras e dando ciência ao Conselho Deliberativo.

RENILTON BARREIROS FILHO

Presidente

Formado em Administração pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, de Belo Horizonte, com Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela FUMEC. Foi Analista de Organização e Métodos (O&M) e Gerente de Projetos pela PRODEMGE. Ministrou aulas de Informática e de Organização e Métodos na FUMEC e no Instituto Newton Paiva Ferreira, tendo sido Assessor Especial da Presidência da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CEASA).

Eleito pelos participantes e assistidos, o conselheiro é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

RUBENS TEIXEIRA

Membro suplente

Formado em Tecnologia da Informática pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, com Pós-Graduação em Administração de Sistemas pela UFMG. Ocupa atualmente o cargo de Assessor Técnico na PRODEMGE. Integrou a Diretoria do Sindados-MG – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais e a Diretoria da Associação Comunitária dos Amigos do Bairro Concórdia.

Eleito pelos participantes e assistidos, é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

ANDRÉA THEREZA PÁDUA FARIA

Membro titular

Formada em Engenharia Civil pela FUMEC, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha/MG, e curso de Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia Fabrai, Engenharia Sanitária e Meio Ambiente pela Fundação Christiano Ottoni, Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Na COPASA, é gerente da unidade organizacional de serviços gerais, gerente da Divisão de Planejamento e Controle, vinculada à Superintendência de Planejamento Logístico e, posteriormente, na mesma função em Varginha, vinculada à Superintendência Sul, Superintendente Financeira adjunta e Gerente do Distrito Operacional de Montes Claros. Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Libertas entre 2014 e 2016, permanecendo como membro titular do órgão até a presente data.

Eleita pelos participantes e assistidos, a conselheira é certificada pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

CESÁRIO DA SILVA PALHARES

Membro suplente

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – Monsenhor Messias, de Sete Lagoas. Ocupou o cargo de Diretor de Assuntos Sociais e Formação Sindical do Sindágua-MG – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais. Foi Conselheiro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) da Prefeitura de Belo Horizonte, em 1999 e 2000.

Eleito pelos participantes e assistidos, é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

HELTER VERÇOSA MORATO

Membro titular

Formado em Direito pela UFMG, com especialização em Direito Público pela Universidade Gama Filho. Assessor Jurídico Chefe da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços. Membro titular do Grupo Interempresarial de Discussão Jurídico Trabalhista, que envolve as cem maiores empresas empregadoras do país.

Indicado pela patrocinadora MGS, é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

MÔNICA BORDA D'ÁGUA

Membro suplente

Formada em Ciências Contábeis pela Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, MG. Trabalha há 29 anos na MGS – Minas Gerais Administração e Serviços, onde ocupou os cargos de Supervisora Contábil, Superintendente de Controladoria e Finanças e Superintendente Financeira. Atualmente, exerce função na Coordenação de Tesouraria.

Indicado pela patrocinadora MGS, a conselheira é certificada pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

REGINALDO VICENTE DE RESENDE

Membro titular

Formado em Ciências Contábeis pela UFMG, com MBA em Gestão Estratégica Empresarial, especialista em Auditoria, Atualmente, é dirigente da Copass Saúde – Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da COPASA, operadora de plano de saúde na modalidade de autogestão.

Indicado pela patrocinadora COPASA, é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

EDUARDO ANDRADE OLIVEIRA NETTO

Membro suplente

Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade UMA, de Belo Horizonte, com Pós-Graduação em Administração de Sistemas de Informação, pela mesma instituição. Atuou como líder de equipe do desenvolvimento e implantação do Sistema Comercial da COPASA e na implantação do ERP SAP na empresa. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente da Divisão de Sistemas de Gestão na COPASA, sendo responsável pela sustentação do Sistema de Gestão Empresarial SAP e do Sistema de Informações de Suporte à Gestão de Negócios BI (Business Intelligence).

Indicado pela patrocinadora COPASA, é certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.