Papo Certo: finanças de início de ano

Criado em em: 25 de janeiro de 2024 / Atualizado em: 25 de janeiro de 2024 Visualizações: 520

Junto com a chegada de um novo ano, vêm as contas e impostos que podem pegar muitas pessoas de surpresa. Em muitos casos, onde as pessoas não tenham o hábito de realizar um planejamento financeiro, esses gastos acabam atrapalhando muito o orçamento.

O primeiro passo para se organizar financeiramente no início do ano é saber quais são e listar essas despesas. Confira algumas delas:

  • IPTU e IPVA: o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são cobrados por muitas cidades logo no início do ano. Fique atento aos prazos e às condições de pagamento, descontos e parcelamentos. Alguns estados oferecem desconto para pagamentos à vista desses impostos.
  • Despesas escolares: a volta às aulas vem acompanhada de gastos, como material escolar, uniforme, matrículas e mensalidades. Nesse momento, é importante pesquisar preços, aproveitar itens em boas condições do ano anterior e colocar no papel o que realmente será necessário comprar.
  • Mensalidades: taxas ou assinaturas anuais, como academia e streamings, precisam ser colocadas no planejamento anual ou até mesmo revisadas. Por exemplo, um streaming que pouco usa, vale a pena renovar a assinatura?

Para não se atrapalhar com esses gastos, é importante manter o planejamento em dia.

Faça uma reserva para essas despesas, liste o que é necessário pagar primeiro, tome cuidado com o parcelamento e claro, não deixe de guardar um dinheiro para aproveitar as férias e passeios do início do próximo ano.

Veja a matéria no link a seguir, com dicas de como fazer um planejamento financeiro e começar o ano com tranquilidade: https://fundacaolibertas.com.br/papo-certo-dicas-para-organizar-melhor-as-financas-em-2024/