O objetivo da fusão, que nada mais é que a unificação de cinco planos de previdência, é de oferecer um plano ainda melhor, mais flexível e moderno para os participantes e ainda reduzir custos operacionais que refletem diretamente na taxa de administração dos planos.
Sempre atenta as demandas dos seus participantes, a Fundação Libertas aplicou um questionário junto aos clientes dos planos de previdência de contribuição definida (planos CD), para ouvir suas principais dúvidas sobre o processo de fusão e saber quais os canais de comunicação preferidos para receber atualizações. A partir das mais de mil respostas recebidas, a Libertas lançou uma nova série de matérias em seu site e e-mails, onde irá responder às principais dúvidas dos seus clientes. Nesta primeira edição, relembraremos o objetivo que deu origem ao processo.
Afinal, por que unificar os planos?
Antes de falarmos sobre a origem do processo, é importante que fique claro para todos o que significa a palavra ‘fusão’. Se consultarmos um dicionário, encontraremos a seguinte definição*: “união resultante da combinação ou aglutinação de seres e coisas; aliança, coalizão, pacto”. Para o nosso contexto, as palavras união e aliança, descrevem bem o que o processo propõe, unir os planos.
A ideia de unificar os planos surgiu durante as análises do Planejamento Estratégico da Libertas, para o ano de 2021. Sempre em busca de melhorias e aperfeiçoamento, a análise constatou que dentre os treze planos de previdência administrados pela Fundação, cinco deles possuíam características muito semelhantes e poderiam ser unificados promovendo benefícios para os clientes, eficiência nos processos e redução de custos operacionais, o que afeta diretamente na taxa de administração dos planos.
A partir daí, diversos estudos foram realizados para estruturar a proposta e iniciou-se uma série de aprovações juntos aos órgãos de governança da Libertas, bem como junto às patrocinadoras e os clientes.
Principais vantagens
Com a fusão, a Libertas passará a administrar nove planos (Plano Libertas, VocêPrev, Novo Plano Copasa, Cohab Saldado, Copasa Saldado, Copasa Fechado RP1, MGS Saldado, Prodemge Saldado e Prodemge Fechado RP5II), o que irá simplificar os processos e dar mais fluidez para as operações da Fundação.
Além disso, o regulamento do novo plano é mais claro e objetivo, o que facilita a compreensão de suas regras e dos direitos dos participantes e assistidos. As regras também são mais simples e flexíveis do que as atuais, sem acarretar custos adicionais as patrocinadoras e havendo, até mesmo, perspectiva de redução de despesas administrativas no médio/longo prazo, devido ao ganho operacional que a mudança trará.
Existe algum risco?
Não! A unificação dos planos garante que todos os direitos adquiridos e acumulados dos participantes e assistidos sejam mantidos. O que significa que os clientes terão mais benefícios sem perder aqueles aos quais já tem direito. Além disso, para garantir maior segurança às empresas que passarão a copatrocinar o Plano Libertas, não haverá qualquer relação de solidariedade entre elas.
*Fonte: Dicionário Michaelis on-line.
Relembre outras matérias sobre esse tema e sempre que desejar, acesse o hotsite exclusivo com informações.
Fusão dos planos CD: perguntas e respostas atualizado
Fusão dos planos CD: Conselho Deliberativo aprova proposta
Fusão dos planos CD: atualização de status
Acompanhe o processo de fusão dos planos de Contribuição Definida (CD)
Fusão dos planos CD: assista ao vídeo e saiba mais sobre o processo
Perguntas e respostas sobre a fusão dos planos
Fundação Libertas compartilha proposta de migração e fusão de planos com previsão de término em 2023