Minas Gerais está em alerta com o sarampo

Criado em em: 6 de setembro de 2019 / Atualizado em: 6 de setembro de 2019

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) têm chamado a atenção da população mineira para o sarampo. Causada por um vírus, a doença é infecciosa, grave e pode ser fatal. Sua transmissão ocorre de forma fácil através da tosse, fala, espirro ou respiração do doente próximo a outras pessoas. Atualmente, a única maneira de prevenir-se do sarampo é pela vacina (Tríplice Viral), ofertada pelo sistema público e particular de saúde. Entretanto, cerca de 8 milhões de moradores de Minas estão sem imunização adequada, número que corresponde a 38% da população do estado e emite um alerta para os sintomas da doença.

O sarampo tem como principais sintomas iniciais a febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares. No quadro clínico clássico, as manifestações incluem, além dos sintomas já citados, a tosse, coriza, rinite aguda, conjuntivite, fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral). A evolução da doença pode originar complicações infecciosas com amigdalites, otites, sinusites, encefalites e pneumonia que, em casos mais graves, podem levar à morte.

Ainda não existe tratamento específico para o sarampo e o controle da doença é realizado através de medicamentos que são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos seus sintomas. Por isso, ao menor sinal dos sintomas, é recomendado procurar o serviço de saúde mais próximo e não fazer uso de nenhum medicamento sem orientação médica.

Não deixe de se vacinar. Previna-se!