Libertas participa de Seminário de Proteção ao Investidor do G20

Criado em em: 12 de dezembro de 2017 / Atualizado em: 12 de dezembro de 2017

O diretor-presidente da Fundação Libertas, Edevaldo Fernandes da Silva, é um dos convidados a participar do Seminário de Pesquisa da Força Tarefa do G20/OECD de Proteção do Consumidor Financeiro. O evento será realizado no dia 13 de dezembro, às 9h, no Hotel Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro. Estarão presentes representantes de entidades como Banco Central do Brasil, Banco da Espanha e Autoridade Financeira do Reino Unido, entre outros.

Os painéis de discussão trarão dados de pesquisas sobre a vida financeira dos consumidores e a regulação brasileira de crédito ao consumidor, sem deixar de passar por temas relacionados ao desenvolvimento de ações inclusivas de educação financeira e também de transparência. Profissionais de organizações financeiras no exterior irão enriquecer o debate com experiências ocorridas na União Europeia, na Colômbia, no Peru, nos Estados Unidos e na Alemanha.

O evento é fruto de parceria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e da B[3], empresa de infraestrutura de mercado financeiro criada pela BM&FBOVESPA e a Cetip.

Sobre a Força Tarefa do G20/OECD

Criado em 2010, foi responsável por redigir os Princípios de Alto Nível na Proteção do Consumidor Financeiro, foram endossados pelos Ministérios da Fazenda e pelos Bancos Centrais do G20 em 2011.

Outros seminários

Este ano, além dos tradicionais debates sobre educação do investidor e estudos comportamentais, serão realizados dois eventos complementares: o Seminário Brasileiro de Sustentabilidade e Investimento e o Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira. Ambos contarão com a presença de acadêmicos, pesquisadores nacionais e internacionais, além de representantes de órgãos reguladores e autorreguladores de instituições financeiras. Também serão discutidas ferramentas financeiras para permitir o avanço do desenvolvimento sustentável no Brasil.