Invista sua restituição do IR 2023: faça uma Contribuição Voluntária

Criado em em: 29 de junho de 2023 / Atualizado em: 29 de junho de 2023

Ao investir sua restituição do Imposto de Renda no plano de previdência da Libertas por meio da contribuição voluntária, além de aumentar sua reserva, você poderá deduzir o valor na próxima declaração, com a possibilidade de abater as contribuições em até 12% dos rendimentos brutos.

A Libertas recomenda que todos os participantes dos planos de Contribuição Definida (CD), mesmo aqueles que atingiram o limite máximo de contribuição da patrocinadora, realizem uma contribuição voluntária para aproveitar o benefício fiscal.

Saiba como funciona o Benefício Fiscal

Todas as contribuições feitas à previdência privada podem ser deduzidas em até 12% da sua renda tributável, reduzindo assim a base de cálculo do imposto de renda anual. É importante ressaltar que esse incentivo é válido para aqueles que fazem a declaração completa do IR.

Qual é o valor mínimo para a contribuição voluntária?

O valor mínimo varia de acordo com cada plano de previdência e segue a Unidade de Referência do Plano (URP). Consulte o regulamento do seu plano ou fale com a gente.

Como fazer uma contribuição voluntária:

• Site

Clique em ‘Documentos’ -> ‘Previdência -> ‘ Formulários’;

Selecione o seu plano;

Clique em ‘Alteração cadastral’ -> ‘Termo de contribuição voluntária extraordinária’.

Preencha o formulário e envie para o e-mail: relacionamento@fundacaolibertas.com.br.

• Central de Relacionamento

Telefones: 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700

E-mail: relacionamento@fundacaolibertas.com.br

Confira abaixo outras dicas importantes para utilizar conscientemente o valor da restituição:

• Avalie suas prioridades financeiras: antes de decidir como utilizar a restituição, reflita sobre suas prioridades financeiras e defina quais são seus objetivos de curto e longo prazo.
  • Evite gastos impulsivos: evite gastos impulsivos ou supérfluos. Pense cuidadosamente antes de fazer qualquer compra e certifique-se de que ela está alinhada com suas metas financeiras.
  • Faça um orçamento: elabore um orçamento que leve em consideração a restituição recebida. Planeje como o valor será distribuído entre suas necessidades, prioridades e desejos, mantendo o equilíbrio financeiro.
  • Crie uma reserva de emergência: utilize uma parte da restituição para criar ou reforçar sua reserva de emergência, que servirá como uma proteção financeira em casos imprevistos.
  • Pague dívidas: destine parte da restituição para pagar ou reduzir suas dívidas, priorizando aquelas com juros mais altos.

Quer ter mais dicas de educação financeira? Acesse os conteúdos exclusivos acessando  a página do Papo Certo no site e YouTube.