Incentivo fiscal – Plano de Previdência Privada

Criado em em: 29 de dezembro de 2020 / Atualizado em: 29 de dezembro de 2020

Quando você realiza alguma contribuição para a previdência privada da Libertas, você pode utilizar estes valores para pagar menos Imposto de Renda. Isto porque é possível deduzir suas contribuições normais até o limite de 12% do montante dos seus rendimentos brutos.

E caso sua contribuição mensal não tenha atingido os 12%, você pode fazer uma contribuição voluntária para seu Plano de Previdência, assim, além de aumentar a sua poupança previdenciária, você paga menos imposto.

A contribuição voluntária é o aporte financeiro que o participante pode fazer sem a contrapartida da patrocinadora. Esta contribuição pode ser feita mensalmente, ou no final do ano. Neste caso, você pode utilizar parte de seu abono de férias, parte do seu 13º salário, ou até mesmo parte de seu salário, para realizar uma contribuição voluntária na Libertas.

Primeiro, você deve somar toda renda tributada recebida no ano. Isso inclui, além do seu salário, outros valores recebidos como aluguéis e benefícios pago pelo INSS.

Exemplo: No caso do salário mensal de R$ 3 mil, sua renda anual é equivalente a R$ 36 mil

Em seguida, você deve somar todos os valores pagos no ano a título de contribuição normal ou voluntária.

Exemplo: Com base no salário acima, se você contribui com 10% você terá contribuído com R$ 300,00/mês – ou R$ 3.600,00/ano

Por fim, você deverá dividir os valores pagos (para previdência) pelos valores recebidos e multiplicar por 100.

Exemplo: R$ 3.600,00 ÷ R$ 36.000,00 × 100 = 10 [Ou seja 10%]

Pronto! Agora você já sabe qual o percentual de contribuição realizada no ano. E para usufruir de todo o benefício fiscal, basta calcular 12% sobre o valor de sua renda anual e verificar a diferença em relação ao valor de sua contribuição anual.

Exemplo: R$ 36.000,00 × 12% = R$ 4.320,00

Valor das contribuições normais realizadas = R$ 3.600,00

Diferença para utilizar todo o benefício fiscal: R$ 720,00.

Assim, você poderá realizar uma contribuição voluntária para Libertas, no valor de R$ 720,00 e deduzir este valor em sua declaração de Imposto de Renda. Com este benefício fiscal, o dinheiro fará parte de sua poupança previdenciária e irá contribuir para um futuro mais tranquilo para você e sua família.

Mas fique atento, este incentivo só é válido se sua Declaração de Imposto de Renda Anual é realizada no Modelo Completo!