Dezembro Laranja: previna-se contra o Câncer de Pele

Criado em em: 4 de dezembro de 2020 / Atualizado em: 4 de dezembro de 2020

No mês de dezembro, com a chegada do verão, se torna ainda mais importante redobrarmos os cuidados com a nossa pele. Ir à praia, pegar uma piscina ou mesmo caminhadas e passeios ao ar livre, aumentam nossa exposição ao sol.

A Campanha #DezembroLaranja, tem o objetivo de chamar a atenção de todos nós para a prevenção do Câncer de Pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

Há diferentes tipos de câncer de pele, mas ambos apresentam sintomas muito similares, que podem ser vistos a olho nu, como:

·        lesões de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

·        pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

·        mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento

·        ou ainda podem se assemelhar a pintas e eczemas, podendo ser diagnosticadas apenas por um médico e através de exames.

O câncer de pele tem tratamento, e quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura.  Evitar exposição prolongada ao sol, fazer uso do protetor solar, observar regularmente a própria pele a procura de pintas ou manchas suspeitas, e consultar um dermatologista ao menos uma vez ao ano, são boas maneiras de se cuidar!

Para mais informações, acesse a página da Sociedade Brasileira de Dermatologia