Covid-19 x Dengue: saiba como diferenciar os sintomas

Criado em em: 23 de fevereiro de 2021 / Atualizado em: 23 de fevereiro de 2021

A Covid-19 tem sido o centro das atenções, mas não podemos nos esquecer de um velho vilão: o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças graves como a Dengue, Zika e Chikungunya. 

Estamos em um período do ano em que o forte calor gera frequentes pancadas de chuva, e além de nos protegermos dos temporais, é muito importante lembrarmos de mantermos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e assim evitar dois surtos simultâneos de graves doenças com sintomas muito parecidos, Covid-19 e Dengue.

As duas são doenças virais, mas transmitidas de maneiras diferentes. A Dengue é transmitida apenas pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Já a transmissão da Covid-19, ocorre de uma pessoa infectada para outra, e pode se espalhar por meio de pequenas gotículas de secreção do nariz e boca, expelidas por meio de tosse ou espirro, por exemplo. 

Apesar disso, é muito importante estarmos atentos aos sintomas e redobrarmos os cuidados nesta época do ano. Estudos comprovaram que é possível ser acometido pelas duas doenças simultaneamente e devido aos seus fatores debilitantes, há a probabilidade que uma agrave o quadro da outra, podendo causar até a morte. 

Conheça os sintomas 

Febre, dor de cabeça e dor no corpo são sintomas comuns em ambas as doenças, o que torna tão comum confundirmos Covid-19 e Dengue. No entanto, como a Covid-19 é uma doença respiratória, é mais comum que o paciente apresente sinais como alteração do olfato e paladar, tosse seca, falta de ar e problemas respiratórios mais graves, como pneumonia. 

No caso da Dengue, além de não serem frequentes sintomas respiratórios, é comum a ocorrência de dores nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo e problemas gastrointestinais – sinais não muito comuns em pessoas infectadas pelo Coronavírus.  

Por isso é fortemente recomendado que em caso de suspeitas, o paciente recorra a um atendimento médico, pois somente através da avaliação profissional é que será possível chegar ao diagnóstico e tratamento corretos. 

Previna-se! 

Dengue, Zika e Chikungunya 

Elimine locais com água parada como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas e mantenha os potinhos de alimentação dos seus pets sempre higienizados. Eliminando os locais de reprodução do mosquito, evitamos a proliferação do vírus. 

Covid-19 

Higienizar as mãos regularmente, utilizar máscaras de proteção e manter o distanciamento social, são as maneiras mais simples de evitar a contaminação. E se você faz parte dos grupos já atendidos pelo programa de imunização do seu município, vacine-se. 

Fazendo nossa parte, protegeremos a nós e aqueles que amamos.