Coronavírus: ANS lança campanha de incentivo ao uso da máscara

Criado em em: 15 de maio de 2020 / Atualizado em: 15 de maio de 2020

Já há algumas semanas, uma das principais recomendações de cuidados contra o coronavírus a serem divulgadas foi a utilização de máscaras em espaços públicos. A proteção é obrigatória em Belo Horizonte desde o dia 22/4, e mais de um milhão e meio de peças começaram a ser distribuídas na cidade, de acordo com a prefeitura.

Mesmo com essas e outras ações pelo Brasil, muitas pessoas ainda não se conscientizaram, e continuam saindo nas ruas sem máscara. Por conta disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começou uma campanha em suas redes sociais para reforçar a recomendação pelo seu uso e destacar seus benefícios.

Por meio da hashtag #EuUsoMáscaras, o perfil da ANS está fazendo publicações de pessoas de todas as idades utilizando a proteção, com mensagens que alertam que o cuidado é pessoal, mas os benefícios da utilização do equipamento são coletivos.

“Ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba”, informa o comunicado no site da ANS.

A campanha ainda apresenta orientações para o uso correto e higienização da máscara, como os materiais apropriados para confecção, tempo de utilização e produtos para a limpeza.

A Fundação Libertas também vem divulgando amplamente medidas para a redução dos riscos de contágio em seus canais de comunicação, com matérias e vídeos em seu site, nas redes sociais e envio de comunicados por e-mail a seus participantes dos planos de previdência e beneficiários dos planos de saúde.

Confira abaixo as principais recomendações da campanha:

Recomendações gerais

?     As restrições de circulação impostas para evitar aglomerações ainda são o principal fator de controle da doença e devem ser respeitadas.

?      O ideal é que a máscara seja feita de tecido ou outro material, deixando as do tipo cirúrgicas descartáveis (N-95) para uso exclusivo dos profissionais de saúde envolvidos no combate à doença.

?     A máscara deve cobrir totalmente a boca e nariz e estar bem alinhada ao rosto, sem deixar espaçamento.

Uso e manuseio

?      A máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém.

?      Pode ser usada até ficar úmida. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras, com pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.

?      É importante que ela tenha elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. O manuseio deve ser feito apenas por eles, evitando assim a contaminação pelas mãos.

?      Leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

Limpeza

?      Após retirar do rosto, o próprio usuário deve lavar de imediato a máscara com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos, para higienização total.

Fontes: http://www.ans.gov.br/