10 dúvidas sobre como fica minha situação na Libertas em caso de desligamento da patrocinadora

Criado em em: 26 de agosto de 2021 / Atualizado em: 22 de setembro de 2021

O número de atendimentos realizados pela Central de Relacionamento aumentou muito para atender a demanda dos participantes inscritos (ou pensando em se inscrever) no PDVI da Copasa.

Por isso, elaboramos as respostas das 10 perguntas mais frequentes sobre os planos de Contribuição Definida (CD) recebidas na Central que, embora contribuam diretamente com os copasianos, também podem ser uma fonte de informação para os participantes de outros planos.

Por exemplo, você sabe o que acontece com o saldo da Libertas, em caso de falecimento do titular? Essa e outras respostas, você confere abaixo:

1) Caso o titular venha a falecer, quem ficará com o saldo disponível no plano?

Os valores serão pagos aos beneficiários ou herdeiros, conforme o caso, enquanto houver saldo na conta. Regra válida somente para o Novo Plano Copasa, para os demais planos a regra é um pouco diferente.

2) Como incluir beneficiários no plano?

Basta preencher o formulário de Alteração Cadastral, disponibilizado no site na aba Previdência – escolha seu plano – Formulários e encaminhar para relacionamento@fundacaolibertas.com.br.

O formulário deve estar assinado e ser enviado junto com cópias da identidade e CPF do titular, dos novos dependentes e certidão de casamento, caso seja para inclusão de cônjuge.

3) Como consultar meu saldo disponível?

Acesse o Autoatendimento, mediante CPF e senha do site, e confira o Extrato de Opções ou o Extrato de Movimentação.

4) Esqueci minha senha do Autoatendimento. O que fazer?

Para recuperar basta acessar www.fundacaolibertas.com.br/autoatendimento  e seguir os passos abaixo:

• Clicar em “Esqueci minha senha”• Insira o CPF e e-mail cadastrado na Fundação Libertas.

A nova senha será enviada para o e-mail informado.

5)  Que desconto terei do imposto de renda?

No caso do Novo Plano Copasa, o desconto do imposto de renda é de acordo com a tabela de tributação escolhida, regime regressivo e progressivo.     A regra é diferente para os outros planos.

6) Qual a diferença entre regime progressivo e regressivo?

– Regressivo: em geral, quanto maior for o tempo de contribuição do participante ao plano, menor será o imposto a pagar, no caso, varia entre 35% e 10%;

– Progressivo:  o benefício é tributado de acordo com a tabela mensal do Imposto de Renda. Quanto maior o benefício, maior será a alíquota do imposto.

Já em caso de resgate, é descontado 15% como antecipação do imposto devido, sujeito a ajuste na declaração anual.

De acordo com a legislação, a escolha do regime de tributação é feita no momento da adesão ao plano e não pode ser alterada posteriormente.

7) Por quanto tempo posso receber a aposentadoria pela Libertas?

No caso do Novo Plano Copasa, é possível escolher por:

–  Aposentadoria por prazo certo: 5, 10, 15, 20 ou 25 anos de recebimento;

–  Aposentadoria por prazo indeterminado: calculada atuarialmente, considerando o saldo de contas e a idade do participante e seu(s) beneficiário(s), quando aplicável;

É possível optar pelo saque parcial, ou seja, sacar até 25% do saldo de contas e o resto do saldo escolher por uma das formas acima.

8) Qual a diferença entre benefício indeterminado com reversão e sem reversão?

Ao optar pela aposentadoria, a Libertas faz duas diferentes projeções de renda mensal. A primeira é chamada ‘indeterminado sem reversão”, que não considera a idade dos beneficiários do participante para o cálculo da aposentadoria, apenas do assistido. Por conta disso, na maioria das vezes o valor do benefício é maior.

Já a opção “indeterminado com reversão” leva em consideração, para o cálculo, a idade dos beneficiários do participante. Assim, o valor da renda mensal, geralmente, acaba sendo um pouco menor.

Importante lembrar que independentemente da opção, em caso de falecimento do aposentado, o(s) seu(s) beneficiário(s) terá(ão) direito ao saldo remanescente.

9) Ao fazer a portabilidade do saldo para o plano VocêPrev, é possível levar o saldo total, ou seja, os valores da patrocinadora e do participante?

O participante levará 100% do saldo de contas, sem perdas da contribuição da patrocinadora e poderá manter o plano ativo com pagamentos mensais de, no mínimo, R$77,11.

10) Como acompanhar a rentabilidade do plano?

Mensalmente é disponibilizado o Informe Mensal de Investimentos com a rentabilidade do último mês, o retonor alcançado nos últimos meses, além de outras informações é sobre resultados.

Para acessar, vá no menu Previdência e escolha o seu plano. As informações estão disponpiveis no link Patrimônio e Investimentos – Informe Mensal de Investimentos.

A rentabilidade anual e detalhada também pode ser consultada no Relatório Anual de Informações, disponível no site.